Blog

O Benfica deixa o Ajax sem inspiração como a última equipa sem pontos na Liga dos Campeões após uma vitória fora.

O Benfica de José Mourinho conquistou os primeiros pontos na Liga dos Campeões da UEFA ao derrotar o Ajax por 2-0 em Amesterdão, tornando-se a última equipa sem pontos na prova.

Em busca da primeira vitória do Ajax na UEFA Champions League esta temporada, o treinador interino Fred Grim adotou uma estratégia diferente após a histórica derrota em casa com o Excelsior no passado fim de semana. Substituiu o guarda-redes Remko Pasveer, de 42 anos, pelo jogador emprestado pelo Liverpool, Vitezslav Jaros, lançou o defesa japonês Ko Itakura como médio-defensivo e deu ao jovem belga Rayane Bounida o primeiro jogo a titular.

O Benfica, a única outra equipa sem pontos na Liga dos Campeões da UEFA, viu o extremo belga Dodi Lukebakio sofrer uma fratura no tornozelo durante o empate a duas bolas em casa frente ao Casa Pia, antes da paragem para os jogos das seleções. Fredrik Aursnes foi titular na ala direita, abrindo espaço para Amar Dedic atuar na lateral direita.

Em busca da primeira vitória, o Benfica lançou o jogador a lateral-direito. Depois de escapar a uma infração de fora de jogo na jogada que originou um canto, o Benfica inaugurou cedo o marcador na Johan Cruyff Arena com o lateral-esquerdo Samuel Dahl, que aproveitou o ressalto e enviou a bola para o fundo das redes aos seis minutos.

O Ajax teve dificuldades em criar oportunidades nos primeiros trinta minutos e só conseguiu o seu primeiro remate enquadrado aos 25 minutos, quando Bounida mostrou a sua qualidade individual com um drible vistoso, mas o seu remate foi travado. Davy Klaassen quase inaugurou o marcador para o Ajax sete minutos depois, mas a sua finalização foi defendida por Anatoliy Trubin.

Uma primeira parte sem inspiração expôs a pobreza criativa do Ajax, que tentou 14 cruzamentos na primeira etapa, já mais do que os seus adversários, que fizeram 13,5. A equipa foi para o intervalo a perder por um golo e com o grande desafio de não se tornar a última equipa a

Os anfitriões mostraram rapidamente as suas intenções depois de Bounida ter testado Trubin com um remate potente, e Davy Klaassen perdeu milagrosamente a melhor chance do jogo depois de não conseguir manter a calma num raro mano a mano com o guarda-redes ucraniano.

O Ajax continuou a pressionar após a chance de Klaassen, mas foram os portugueses que estiveram mais perto do golo quando Dedic rematou a bola ao canto mais próximo de Jaros e obrigou o guarda-redes checo a entrar em ação pela primeira vez na segunda parte.

Resta apenas uma equipa sem pontos.
O suplente Oscar Gloukh foi o próximo jogador do Ajax a testar Trubin com um remate potente – que acabou por ser a última grande chance criada pelo Ajax frente ao Benfica, que impediu habilmente os gigantes de Amesterdão de colocarem a sua vantagem em risco nos minutos finais e marcou o segundo golo para fechar o jogo aos 90 minutos, quando Leandro Barreiro finalizou após um rápido contra-ataque.

Mourinho e o Benfica, que na próxima jornada recebem o Nápoles, campeão da Serie A, terminaram uma série de quatro derrotas consecutivas na Liga dos Campeões com uma vitória suada em Amesterdão, deixando o Ajax como a última equipa sem qualquer ponto conquistado.

Back to top button